
Atleta do bobsled conquistou o melhor tempo do Brasil na modalidade 2-man em Milão-Cortina e disputou as últimas Olimpíadas da carreira
Destaque da delegação brasileira, Edson Bindilatti será o porta-bandeira do país na Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas de Inverno 2026. Atleta do bobsled, Bindilatti conquistou o melhor tempo do Brasil na modalidade 2-man na última terça-feira e está se despedindo dos Jogos em Milão-Cortina. A cerimônia será realizada no próximo domingo (22), às 16h (horário de Brasília), na Verona Olympic Arena.
O anúncio foi feito pelo Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, nesta quarta-feira. O Chefe da Missão brasileira, Emílio Strapasson, e a Diretora de Comunicação e Marketing, Manoela Penna, também estavam presentes na reunião em Cortina.
— Por ser uma referência nos Jogos Olímpicos de Inverno e liderar esta equipe fantástica do bobsled, não havia como fugir do Bindilatti. Ele será homenageado como nosso porta-bandeira. A história dele não é apenas nos Jogos de Inverno. O Edson é um grande atleta do esporte olímpico brasileiro. Seis Jogos Olímpicos é para poucos — disse o Presidente do COB.
Estrela do bobsled brasileiro, Edson Bindilatti é responsável pelo melhor resultado do país no 4-man, com o 20º lugar em Pequim 2022. Na última terça-feira, ele fez história novamente ao conseguir a melhor marca no 2-man, dessa vez com a 24ª colocação em Milão-Cortina ao lado de Luis Bacca Gonçalves.
— Foi uma surpresa muito grande. Recebi com muita felicidade. Mostra pra mim o quanto valeu a pena toda a minha dedicação ao longo do tempo. São 26 anos trabalhando em prol do bobsled e das modalidades de inverno. Então, para mim foi muito gratificante. Recebi a notícia num lugar especial, com pessoas especiais. Com o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, que anunciou que eu ia ser o porta-bandeira. Me deixou muito emocionado — disse o atleta.
Fonte: site GE





